A Cultura da Modulação de efeitos e a Gestão Tributária

Por Gleirice Machado Schutz, advogada head de célula, e Rafaeli Ramires Freitas, advogada, integrantes do Núcleo Jurídico da Machado Schütz & Heck Advogados Associados.

Em 2017, com a definição da “Tese do Século”, que consolidava o reconhecimento da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, muito se falou em modulação de efeitos. Isso porque o Supremo Tribunal Federal, ao julgar o Tema nº 69, decidiu modular os efeitos da decisão, aplicando, assim, uma restrição temporal aos contribuintes que ingressaram com a ação, no Poder Judiciário, em momento posterior à data do julgamento.

Naquela época, muito já se chamava a atenção dos contribuintes para que, sem delongas, ingressassem com suas demandas no Poder Judiciário e garantissem seus direitos diante de uma possível modulação, que acaba, por vezes, gerando efeitos somente para o futuro, ou seja, tem reflexos prospectivos. Com o posicionamento, aqueles contribuintes que não ingressaram com a ação em tempo hábil acabaram perdendo valores relevantes que foram reconhecidamente pagos indevidamente no passado.

Atualmente, o Supremo vem fixando diversas teses de forma favorável aos contribuintes, mas aplicando a modulação dos efeitos. Isso significa que aqueles os quais demoram a ingressar com a demanda, ou seja, que optam pelo ajuizamento quando percebem um cenário mais benéfico, por exemplo, acabam sendo atingidos pela restrição temporal da modulação e, consequentemente, perdendo a oportunidade de recuperar o indébito do passado.

Evidente, portanto, que, quando os contribuintes se veem diante de uma oportunidade tributária, ou seja, da possibilidade de uma discussão judicial, o melhor caminho a ser seguido é ingressar, de imediato, com o processo. Assim, em caso de um julgamento favorável, diminuem o risco de serem atingidos por uma possível modulação e aumentam a probabilidade de não perder créditos consideráveis.

Percebe-se que a cultura da modulação de efeitos, introduzida e já consolidada no Direito brasileiro, é uma realidade inegável no nosso país e, por isso, os contribuintes não podem mais perder oportunidades esperando por garantia de resultados.

A MSH está à disposição de sua empresa para auxiliar na prática de uma gestão tributária eficiente e efetiva, avaliando boas possibilidades e indicando o momento oportuno para evitar perdas.

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Novo campeonato marca início da parceria do paranaense e da Lubrax | Podium Stock Car Team com a estrutura comandada pelo engenheiro Thiago Meneghel

 

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A temporada 2023 da Stock Car será de casa nova para Júlio Campos e a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team. A partir deste ano, a gestão operacional da equipe será chefiada pela TMG Racing, estrutura comandada pelo experiente engenheiro Thiago Meneghel.

 

A mudança deixou Campos otimista para a temporada, em que espera ser presença constante no top 10. Além disso, o intuito é voltar a subir no lugar mais alto do pódio nas 24 largadas que farão parte do campeonato.

 

Júlio Campos 3

“Mudar sempre é bom e renova o ânimo e a motivação”, observou Campos, que vai para mais uma temporada a bordo do Chevrolet Cruze #4, que estampa as cores da Lubrax. “Será aprimeira vez que trabalho ao lado do Thiago, que tem ótimo currículo, reputação e competência comprovada. Ele também está vindo de um ciclo longo com outros parceiros e acho que a mudança de ares será benéfica para ambos. Tanto a equipe Lubrax | Podium, quanto eu, estamos ansiosos para este novo começo”, declarou.

Na noite da última terça (28), a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, patrocinada pela Vibra, apresentou os carros #4 de Júlio Campos e #19 de Felipe Massa. A revelação aconteceu em São Paulo, durante o Fórum da Rede de Postos Petrobras 2023. Esse é o maior evento do ano da Vibra para a revenda, onde apresenta o planejamento, as principais ações de marketing e os lançamentos de produtos para o ano.

 

 

Júlio Campos busca o top 10 na temporada Stock Car 2023

 

Carro para a temporada Stock Car 2023

Para a primeira etapa do campeonato, agendada para o próximo dia 2 de abril, em Goiânia (GO), Campos espera que o equilíbrio constatado no fim do último ano esteja ainda maior. “Cada vez mais, a Stock Car se decide nos detalhes. Todos os times se reforçaram do ano passado para cá, seja com alterações pertinentes ou com a manutenção de programas que já davam certo. Portanto, nossa meta é o top 10. Mesmo no início de nossa parceria, nos sentimos confiantes e preparados para chegar lá”, enfatizou.

Júlio Campos e Felipe MassaA programação da prova de abertura da Stock Car em 2023 começa nesta quinta e sexta-feira (dias 30 e 31, respectivamente), com sessões de treinos livres. A classificação acontece no sábado (1º), às 13h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e canal SporTV. As duas largadas da primeira etapa ocorrem no domingo (2), a partir das 11h30, com transmissão ao vivo pela TV aberta na Band.

MS2 Comunicação
Jornalista Responsável: Glauce Schütz
glauce@ms2comunicacao.com.br
Texto: Geferson Kern

 

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