ICMS – Energia Elétrica e Serviços de Telecomunicação – STF julga inconstitucionalidade das alíquotas de 25% e 30%

Por Juliana Sarmento Cardoso, coordenadora na Machado Schütz & Heck Advogados Associados.


Conforme antes veiculado acerca do julgamento virtual, o STF, ontem em 22/11/2021, formou maioria no placar de votos a favor do contribuinte e contrários, portanto, à cobrança do ICMS de 25% e 30% nas faturas de energia elétrica e telecomunicações.


A possibilidade de modulação dos efeitos da decisão do STF não foi noticiada, mas, à semelhança do que ocorreu em outros casos julgados pela Corte, ainda deve ser trazida, eis que há pedido neste sentido nos autos do processo, podendo ser aplicada apenas aos processos em andamento, ou definir outro critério temporal.


Reconhecida pela maioria a inconstitucionalidade na cobrança das alíquotas de 25% e 30% de ICMS sobre as faturas de serviços de telecomunicação e energia elétrica, com a chancela do direito à aplicação da alíquota usualmente praticada (17% e 18%), surge também o direito à restituição dos valores indevidamente recolhidos nos últimos 05 (cinco) anos, em princípio, aos processos ajuizados.


O Plenário do STF acaba definindo o julgamento nos autos do processo ajuizado pelas Lojas Americanas, com efeitos entre as partes, mas, como deu origem ao Tema 745 de repercussão geral, a decisão vincula o Poder Judiciário, de modo que eventuais decisões individuais devem seguir este mesmo entendimento.


Os votos favoráveis da maioria, seguiram o Relator, Ministro Marco Aurélio, são dos Ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Fux; o Ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista, seguiu a divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, mesmo posicionamento do Ministro Luís Roberto Barroso.


Importante vitória dos contribuintes, de grande repercussão, pois todos consomem energia elétrica, e os serviços de telecomunicação são cada vez mais corriqueiros, então representa relevante justiça não apenas fiscal, mas social, pela essencialidade à sociedade. 

Júlio Campos 4 Logo


Novo campeonato marca início da parceria do paranaense e da Lubrax | Podium Stock Car Team com a estrutura comandada pelo engenheiro Thiago Meneghel

 

Júlio Campos 1

A temporada 2023 da Stock Car será de casa nova para Júlio Campos e a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team. A partir deste ano, a gestão operacional da equipe será chefiada pela TMG Racing, estrutura comandada pelo experiente engenheiro Thiago Meneghel.

 

A mudança deixou Campos otimista para a temporada, em que espera ser presença constante no top 10. Além disso, o intuito é voltar a subir no lugar mais alto do pódio nas 24 largadas que farão parte do campeonato.

 

Júlio Campos 3

“Mudar sempre é bom e renova o ânimo e a motivação”, observou Campos, que vai para mais uma temporada a bordo do Chevrolet Cruze #4, que estampa as cores da Lubrax. “Será aprimeira vez que trabalho ao lado do Thiago, que tem ótimo currículo, reputação e competência comprovada. Ele também está vindo de um ciclo longo com outros parceiros e acho que a mudança de ares será benéfica para ambos. Tanto a equipe Lubrax | Podium, quanto eu, estamos ansiosos para este novo começo”, declarou.

Na noite da última terça (28), a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, patrocinada pela Vibra, apresentou os carros #4 de Júlio Campos e #19 de Felipe Massa. A revelação aconteceu em São Paulo, durante o Fórum da Rede de Postos Petrobras 2023. Esse é o maior evento do ano da Vibra para a revenda, onde apresenta o planejamento, as principais ações de marketing e os lançamentos de produtos para o ano.

 

 

Júlio Campos busca o top 10 na temporada Stock Car 2023

 

Carro para a temporada Stock Car 2023

Para a primeira etapa do campeonato, agendada para o próximo dia 2 de abril, em Goiânia (GO), Campos espera que o equilíbrio constatado no fim do último ano esteja ainda maior. “Cada vez mais, a Stock Car se decide nos detalhes. Todos os times se reforçaram do ano passado para cá, seja com alterações pertinentes ou com a manutenção de programas que já davam certo. Portanto, nossa meta é o top 10. Mesmo no início de nossa parceria, nos sentimos confiantes e preparados para chegar lá”, enfatizou.

Júlio Campos e Felipe MassaA programação da prova de abertura da Stock Car em 2023 começa nesta quinta e sexta-feira (dias 30 e 31, respectivamente), com sessões de treinos livres. A classificação acontece no sábado (1º), às 13h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e canal SporTV. As duas largadas da primeira etapa ocorrem no domingo (2), a partir das 11h30, com transmissão ao vivo pela TV aberta na Band.

MS2 Comunicação
Jornalista Responsável: Glauce Schütz
glauce@ms2comunicacao.com.br
Texto: Geferson Kern

 

Posts recentes

Assine nossa newsletter

plugins premium WordPress
Scroll to Top