Primeira Turma do STJ consolida direito a créditos de PIS e COFINS aos contribuintes do regime monofásico

Por Agenor Getelina Junior, advogado na Machado Schütz & Heck Advogados Associados.


É possível o creditamento do PIS e da COFINS no regime monofásico, porquanto o fato de os demais elos da cadeia produtiva estarem desobrigados do recolhimento, à exceção do produtor ou importador responsáveis pelo recolhimento do tributo a uma alíquota maior, não é óbice para que os contribuintes mantenham os créditos de todas as aquisições por eles efetuadas.

Com esses fundamentos, oriundos do julgamento conjunto dos Recursos Especiais nº 1.222.308; 1.861.790; 1.885.039; 1.889.788; 1.893.525; 1.894.133; de relatoria do Min. Sérgio Kukina, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, uma das duas especializadas em matéria tributária da Corte, em Sessão do dia 23.02.2021, consolida de vez o entendimento no sentido de admitir o direito à manutenção dos créditos de PIS e COFINS, nos termos do Art. 17 da Lei nº 11.033/04[i], relativamente aos produtos para os quais a legislação prevê alíquota zero, suspensão, isenção e não-incidência dessas contribuições, para sua revenda, o que se convencionou chamar de regime monofásico de tributação.

Esse posicionamento traz imensos benefícios aos distribuidores, atacadistas e varejistas, os quais, por força de legislação, comercializam produtos com previsão de alíquota zero de PIS e COFINS, eis que importadores e industriais são responsáveis pelo recolhimento destas contribuições com alíquota majorada, no entanto, se veem impedidos do creditamento, na medida em que, para o Fisco, como não há incidência sucessiva das contribuições, é impossível às empresas se creditarem.

Ocorre que, a RFB, ao manter esse posicionamento, desconsidera a expressa disposição legal negando o direito ao crédito nessas operações, posicionamento rechaçado no Poder Judiciário, conforme explanado.

O Tema ainda será apreciado pela 1ª Seção, que converge as duas Turmas-STJ, através do julgamento no processo nº 1109354/SP, hoje suspenso com pedido de vista da Min. Regina Helena Costa, mas a definição em 50% da composição já inspira bons resultados aos contribuintes.

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[i] Art. 17. As vendas efetuadas com suspensão, isenção, alíquota 0 (zero) ou não incidência da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS não impedem a manutenção, pelo vendedor, dos créditos vinculados a essas operações.

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Novo campeonato marca início da parceria do paranaense e da Lubrax | Podium Stock Car Team com a estrutura comandada pelo engenheiro Thiago Meneghel

 

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A temporada 2023 da Stock Car será de casa nova para Júlio Campos e a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team. A partir deste ano, a gestão operacional da equipe será chefiada pela TMG Racing, estrutura comandada pelo experiente engenheiro Thiago Meneghel.

 

A mudança deixou Campos otimista para a temporada, em que espera ser presença constante no top 10. Além disso, o intuito é voltar a subir no lugar mais alto do pódio nas 24 largadas que farão parte do campeonato.

 

Júlio Campos 3

“Mudar sempre é bom e renova o ânimo e a motivação”, observou Campos, que vai para mais uma temporada a bordo do Chevrolet Cruze #4, que estampa as cores da Lubrax. “Será aprimeira vez que trabalho ao lado do Thiago, que tem ótimo currículo, reputação e competência comprovada. Ele também está vindo de um ciclo longo com outros parceiros e acho que a mudança de ares será benéfica para ambos. Tanto a equipe Lubrax | Podium, quanto eu, estamos ansiosos para este novo começo”, declarou.

Na noite da última terça (28), a equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, patrocinada pela Vibra, apresentou os carros #4 de Júlio Campos e #19 de Felipe Massa. A revelação aconteceu em São Paulo, durante o Fórum da Rede de Postos Petrobras 2023. Esse é o maior evento do ano da Vibra para a revenda, onde apresenta o planejamento, as principais ações de marketing e os lançamentos de produtos para o ano.

 

 

Júlio Campos busca o top 10 na temporada Stock Car 2023

 

Carro para a temporada Stock Car 2023

Para a primeira etapa do campeonato, agendada para o próximo dia 2 de abril, em Goiânia (GO), Campos espera que o equilíbrio constatado no fim do último ano esteja ainda maior. “Cada vez mais, a Stock Car se decide nos detalhes. Todos os times se reforçaram do ano passado para cá, seja com alterações pertinentes ou com a manutenção de programas que já davam certo. Portanto, nossa meta é o top 10. Mesmo no início de nossa parceria, nos sentimos confiantes e preparados para chegar lá”, enfatizou.

Júlio Campos e Felipe MassaA programação da prova de abertura da Stock Car em 2023 começa nesta quinta e sexta-feira (dias 30 e 31, respectivamente), com sessões de treinos livres. A classificação acontece no sábado (1º), às 13h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e canal SporTV. As duas largadas da primeira etapa ocorrem no domingo (2), a partir das 11h30, com transmissão ao vivo pela TV aberta na Band.

MS2 Comunicação
Jornalista Responsável: Glauce Schütz
glauce@ms2comunicacao.com.br
Texto: Geferson Kern

 

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